Como Lidar Com as Cólicas do Seu Bebé

December 05, 2022 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

O Serviço de Pediatria da Clínica Vida de Luanda e Clínica Vida de Viana funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Marcar Consulta

O que são ?
É quando um bebé saudável apresenta uma situação de choro inconsolável, agitação e irritabilidade, durante os 3 primeiros meses de vida.


Geralmente as cólicas aparecem de noite, a partir da terceira semana de vida, e o bebé pode chorar excessivamente por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias por semana, durante algumas semanas.

O choro geralmente começa após as refeições e o bebé pode bolçar mais nessas alturas.

Quais são as prováveis causas das cólicas do bebé?
Várias situações podem explicar a presença de cólicas no bebé:

Causas Psicológicas:
“Luta contra o sono”, verifica-se geralmente ao fim do dia. A criança tem muito sono, mas quer ao mesmo tempo estar acordada para conhecer mais coisas. O bebé pode ter fome (não se sente satisfeito com a refeição anterior)

Nervosismo materno. O bebé conhece desde o início da gestação a Frequência Cardíaca da mãe e a sua tensão muscular. Se a mãe estiver angustiada ou nervosa, tem aumento dos batimentos do coração, treme, e transmite esta agitação ao bebé, que pode reagir a esta situação com cólicas. O desconforto do bebé pode alterar o seu padrão de sono e ter muita dificuldade em adormecer, ficar irritado e agitado.


O choro que que verifica durante a noite, deve-se principalmente à falta que o bebé sente de um consolo imediato, principalmente quando os pais durante o dia contam com muito apoio familiar, para cuidar do bebé.


Causas biológicas:
Alergia alimentar e perturbação da motilidade intestinal (forma como o estômago e o intestino se movem para digerir o alimento)

Microbiota intestinal – micro-organismos que vivem nos nossos intestinos (bactérias saudáveis), que ajudam a desfazer e a digerir os alimentos, e a manter o sistemas imunológico activo.
Os bebés que têm cólicas, têm um número mais baixo destas bactérias saudáveis (lactobacilos) no seu sistema gastrointestinal. As crianças que mamam leite materno, têm uma microbiota mais saudável do que as que são alimentadas com leite artificial.

As cólicas do bebé, quase nunca se devem ao que a mãe come. Alguns alimentos, podem provocar algum desconforto ao bebé amamentado, mas é preciso primeiro testar a reacção do bebé, após a ingestão repetida do alimento pela mãe, para se ter a certeza dessa possível causa.

O que fazer perante um bebé com cólicas?
As cólicas podem ser assustadoras para os pais, mas são perfeitamente naturais e temporárias. Estes episódios de agitação do bebé, mais frequentes em primeiros filhos, afligem muito os pais, que ficam sem saber ao certo se é normal e como poderão agir para atenuar o desconforto do bebé.

O mais importante é os pais manterem uma postura calma.
Saber que o choro intenso e inconsolável da criança é considerado normal, e que esta apenas precisa de medidas de conforto.

Medidas para aliviar as Cólicas:
Colocar o bebé no colo com a barriga para baixo ou massajá-la suavemente para aliviar as cólicas

Como fazer a massagem:

  1. Deslizar a palma das mãos, uma a seguir a outra, de cima para baixo e da direita para a esquerda ( de frente para o bebé, da sua esquerda para a direita). Repetir 3 vezes este movimento.
  2. Segure as pernas do bebé pelos tornozelos, e com os joelhos juntos, pressione-os suavemente contra a barriga (manter a pressão durante aproximadamente 5 segundos). Alivie a pressão exercida e a posição das pernas esticando-as, e volte a repetir várias vezes
  3. Segure os tornozelos do bebé e dobre-lhe um joelho sobre o abdómen e endireite-lhe a perna. Repita o movimento com a outra perna, como se estivesse a andar de bicicleta.
  4. Com a mão esquerda, desenhe um círculo completo no sentido dos ponteiros do relógio à volta do umbigo, sem levantar a mão da barriga do bebé. Faça esse movimento várias vezes.
  5. Repita o movimento de dobrar as pernas do bebé

NOTA: Para que as suas mãos escorreguem suavemente, sem provocar desconforto ao bebé, utilize um óleo vegetal (óleo de amêndoas doces, Camomila, etc), ou creme hidratante. Aplique e esfregue nas suas mãos antes de iniciar a massagem.
Em caso de necessidade deve CONSULTAR O MÉDICO PEDIATRA, para melhor orientação.

Autora – Dra. Ondina Cardoso
A Dra. Ondina, Directora do Serviço de Pediatria da CLIGEST é Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, com especialização em Pediatria pelo colégio de Pós-graduação da Ordem dos Médicos de Angola, e é docente universitária na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.

Áreas de Actuação:
• Neonatologia
• Pediatria

Referências Bibliográficas

  1. Pinheiro P., Management of Infantil Colic. BMJ. www.msdmanuals.com. Acesso em Novembro 2022
  2. Rodrigues G. Cólicas do Recém-nascido. Academia Americana de Pediatria. Cólicas do Recém-Nascido. www.hospitalusiadas.pt/blog/crianças. Acesso em Novembro de 2022
  3. https.//www.hospital da luz.pt. Cólicas no bebé. Acesso em Novembro 2022
  4. https//www.cuf.pt. Cólicas no Bebé. Acesso em Novembro 2022


Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

fifteen + sixteen =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

    Nome (obrigatório)

    Sobrenome (obrigatório)

    Email (obrigatório)

    Assunto

    A sua mensagem