Dengue

Fevereiro 08, 2024 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

Faça as suas consultas de Clínica Geral connosco, serviços  disponíveis 24h/dia, nas seguintes clínicas: Clínica Vida de Luanda, Clínica Vida de Viana, Clínica Vida da Cidade Universitária. Temos disponíveis serviços diurnos, consultas por marcação ou urgência e exames laboratoriais para despiste desta doença na nossa rede de Clínicas.

Marcar Consulta

 

A Dengue é uma doença infecciosa, febril aguda, causada por arbovírus transmitido pela picada de um mosquito infectado. É uma doença de amplo espectro clínico, desde formas assintomáticas ou de evolução benigna – Dengue Clássica até quadros graves – Dengue Hemorrágica – podendo causar a morte em casos extremos.

As epidemias geralmente ocorrem nas estações quentes, durante, ou imediatamente após períodos chuvosos.

Forma de transmissão: Ao picar uma pessoa doente, o mosquito Aedes Aegypti infecta-se, e após um período de incubação que pode variar entre 8 a 11 dias, o mosquito está apto a transmitir o vírus ao picar uma pessoa saudável.

Período de incubação: No ser humano, o vírus pode ficar incubado entre 3 a 15 dias, mas geralmente, os sintomas manifestam-se entre 5 a 6 dias após a infecção.

Período de viremia: Isto é quando o vírus está a circular no sangue. Inicia-se 1 dia antes do aparecimento dos primeiros sintomas e perdura até ao 5º dia da doença. É durante esse período que a pessoa doente pode transmitir o vírus ao ser picada pelo mosquito.

Quadro clínico da Dengue
Dengue Clássica:
✓ Febre alta com início súbito (39 a 40ºC)
✓ Forte dor de cabeça
✓ Dor atrás dos olhos que piora com o movimento brusco dos mesmos
✓ Fraqueza e dores musculares principalmente nas pernas
✓ Muitas dores nos ossos e articulações
✓ Perda de paladar e apetite
✓ Náuseas e vómitos
✓ Extremo cansaço
✓ Tonturas
✓ Manchas e erupções na pele semelhante ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores

Dengue Hemorrágica: É um quadro grave que necessita de atenção médica imediata podendo ser fatal. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vómitos persistentes, podem indicar a evolução da Dengue clássica para a Dengue hemorrágica.

Outros sinais e sintomas:
✓ Dificuldade respiratória
✓ Pele pálida, fria e húmida
✓ Sonolência, agitação e confusão mental

Diagnóstico: pode ser feito através da análise do quadro clínico do paciente e de exames laboratoriais, teste serológico para detecção dos antigénios virais e das imunoglobulinas IgM e IgG.

Tratamento: Não existe tratamento específico. São prescritos medicamentos para combater os sintomas, como paracetamol e antieméticos. Não é aconselhável a auto-medicação, pois pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico, contribuindo para o agravamento da doença.

Na suspeita de dengue está contra-indicado o uso de AINES (Anti Inflamatórios Não Esteroides) como a Aspirina ou o Ibuprofeno, por apresentarem o risco de sangramento.

Em casa, deve-se ingerir muitos líquidos principalmente água e soro caseiro ou Soro de Reidratação oral (SRO).

Prevenção: É feita quebrando o ciclo de transmissão da dengue, tomando medidas para evitar as picadas do mosquito e combater a reprodução do mosquito Aedes Aegypti impedindo a sua proliferação.

Dra Stella Bandeira
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.
Inscrita na Ordem dos Médicos de Angola.
Área de actuação Clínica Geral no SAP.

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

15 + 10 =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

[contact-form-7 id="313"]