Dengue
Faça as suas consultas de Clínica Geral connosco, serviços disponíveis 24h/dia, nas seguintes clínicas: Clínica Vida de Luanda, Clínica Vida de Viana, Clínica Vida da Cidade Universitária. Temos disponíveis serviços diurnos, consultas por marcação ou urgência e exames laboratoriais para despiste desta doença na nossa rede de Clínicas.
A Dengue é uma doença infecciosa, febril aguda, causada por arbovírus transmitido pela picada de um mosquito infectado. É uma doença de amplo espectro clínico, desde formas assintomáticas ou de evolução benigna – Dengue Clássica até quadros graves – Dengue Hemorrágica – podendo causar a morte em casos extremos.
As epidemias geralmente ocorrem nas estações quentes, durante, ou imediatamente após períodos chuvosos.
Forma de transmissão: Ao picar uma pessoa doente, o mosquito Aedes Aegypti infecta-se, e após um período de incubação que pode variar entre 8 a 11 dias, o mosquito está apto a transmitir o vírus ao picar uma pessoa saudável.
Período de incubação: No ser humano, o vírus pode ficar incubado entre 3 a 15 dias, mas geralmente, os sintomas manifestam-se entre 5 a 6 dias após a infecção.
Período de viremia: Isto é quando o vírus está a circular no sangue. Inicia-se 1 dia antes do aparecimento dos primeiros sintomas e perdura até ao 5º dia da doença. É durante esse período que a pessoa doente pode transmitir o vírus ao ser picada pelo mosquito.
Quadro clínico da Dengue
Dengue Clássica:
✓ Febre alta com início súbito (39 a 40ºC)
✓ Forte dor de cabeça
✓ Dor atrás dos olhos que piora com o movimento brusco dos mesmos
✓ Fraqueza e dores musculares principalmente nas pernas
✓ Muitas dores nos ossos e articulações
✓ Perda de paladar e apetite
✓ Náuseas e vómitos
✓ Extremo cansaço
✓ Tonturas
✓ Manchas e erupções na pele semelhante ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
Dengue Hemorrágica: É um quadro grave que necessita de atenção médica imediata podendo ser fatal. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vómitos persistentes, podem indicar a evolução da Dengue clássica para a Dengue hemorrágica.
Outros sinais e sintomas:
✓ Dificuldade respiratória
✓ Pele pálida, fria e húmida
✓ Sonolência, agitação e confusão mental
Diagnóstico: pode ser feito através da análise do quadro clínico do paciente e de exames laboratoriais, teste serológico para detecção dos antigénios virais e das imunoglobulinas IgM e IgG.
Tratamento: Não existe tratamento específico. São prescritos medicamentos para combater os sintomas, como paracetamol e antieméticos. Não é aconselhável a auto-medicação, pois pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico, contribuindo para o agravamento da doença.
Na suspeita de dengue está contra-indicado o uso de AINES (Anti Inflamatórios Não Esteroides) como a Aspirina ou o Ibuprofeno, por apresentarem o risco de sangramento.
Em casa, deve-se ingerir muitos líquidos principalmente água e soro caseiro ou Soro de Reidratação oral (SRO).
Prevenção: É feita quebrando o ciclo de transmissão da dengue, tomando medidas para evitar as picadas do mosquito e combater a reprodução do mosquito Aedes Aegypti impedindo a sua proliferação.
Dra Stella Bandeira
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.
Inscrita na Ordem dos Médicos de Angola.
Área de actuação Clínica Geral no SAP.