ESTOMATOLOGIA

Março 12, 2024 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

Consultas de Estomatologia disponíveis na Clínica Vida de Benfica, em colaboração com o consultório NELPA, com uma equipa liderada pela Dra. Paula Vidal. Faça uma marcação para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com a sua saúde oral.

Marcar Consulta

 

A Estomatologia é uma especialidade médico-cirúrgica, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento das patologias do aparelho estomatognático (cavidade oral; músculos; língua; nervos cranianos; articulações temporomandibulares e dento-alveolares; dentes; glândulas salivares, a sua inter-relação com o cérebro e outras partes do corpo humano). Trata as alterações funcionais ou patológicas da cavidade oral e dos maxilares. Estas podem ser odontogénicas e/ou não odontogénicas, de origem inflamatória, infecciosa, traumática, genética ou tumoral, bem como em doenças com possíveis manifestações sistémicas e vice-versa.

As patologias da cavidade oral mais comuns são: A cárie, a periodontite, os abcessos odontogénicos e traumáticos, granulomas, celulites, entre outras.

Também previne, diagnostica e trata de doenças virais (Herpes simples, Zoster, HPV), bacterianas (Amigdalites, Gengivites, Periodontites), fúngicas (Candidíase, Blastomicose, Histoplasmose), imunológicas (Sjogren, Lupus, Pênfigo) e muitas vezes o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (Sifilis, HIV, HPV, Gonorreia) e dermatológicas (Líquen plano, Lupus, Eritema multiforme) cujas lesões orais são muito comuns e distintas, pois afectam de forma directa e indirecta a boca, seus constituintes e anexos.

A patologia oral e a saúde de um indivíduo.

As lesões cariosas e periodontais por si só, são fonte de mais de 300.000 espécies de micro-organismos que, através do sistema circulatório se podem vir a alojar nos gânglios linfáticos, nas articulações, nas válvulas cardíacas e nefrónios renais, provocando várias doenças, desde simples amigdalite; faringite (anginas cervicais); doenças articulares, como a artrite reumatóide; endocardites (destruição das válvulas cardíacas); Patologia renal crónica; até aumentando os níveis de glicemia no caso dos diabetes Mellitus.

 

Influência da patologia oral na gravidez e no parto.

 Devido às alterações hormonais durante a gravidez, com a produção aumentada da progesterona, existe  uma maior vascularização das mucosas de uma mulher grávida, incluindo a gengiva, que se torna mais sensível aumentando a probabilidade de desenvolver o edema da mesma, a dor e o sangramento. A mulher nesta fase,  por maior sensibilidade, poderá higienizar a cavidade oral com delicadeza excessiva, o que pode conduzir a uma acumulação da placa bacteriana, surgimento de gengivite, e muitas vezes ao desenvolvimento da periodontite, granuloma gravídico, e exacerbação de lesões cariosas. Estes micro-organismos seguem na corrente sanguínea até à placenta, podendo afectar o desenvolvimento do bebé, fazendo com que este nasça prematuro e de baixo peso.

 

É muito importante tratarmos da nossa cavidade oral, pois a nossa saúde começa pela boca.

Uma boca saudável facilita a comunicação e a interacção com nosso próximo. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer.”

 

Paula Alexandra de Fátima Guimarães Vidal, Médica Estomatologista, Mestre em Medicina Dentária Formada na Universidade de Coimbra em Portugal.

Competências Profissionais:

– Prevenir, diagnosticar e tratar Epidemiologias com repercussões na cavidade Oral;

– Tratamento e prevenção de patologias da cavidade oral em doentes com ou sem comprometimento sistémico;

– Diagnosticar e tratar patologia clinica dentária, no âmbito da abordagem dentária nas entidades clínicas infracitadas :

– Em patologia cardiovascular;

– Perturbações da Hemostase;

– Assistência Odontológica a doentes com alterações da coagulação;

– Complicações hemorrágicas no gabinete odontológico;

– Doenças Hepáticas;

– Doenças infecciosas e imunodeficiência,

– Profilaxia em Odontologia e precauções em cirurgia dentária em doentes de alto risco;

– Doenças Renais,

– Doenças Endócrinas e Metabólicas,

– Aspectos dentários correlacionados com excesso de hormona de crescimento;

– Doença de Addison, Síndroma de Cushing, Feocromocitom;

– Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Hiperparatireoidismo;

– Diabetes Mellitus tipo I e II. Aspectos dentários específicos correlacionados com a abordagem dentária.

– Assistência Odontológica a Doentes com Síndromas Neurológicos,

– Atitudes específicas no Doente medicamente comprometido nas seguintes entidades Clínicas: Epilepsia; Autismo; D. de Alzheimer; Coreia de Huntington; Acidentes isquémicos transitórios; Acidente Vascular Cerebral; Parkinsonismo; Esclerose Múltipla;

– Atitudes Específicas na abordagem dentária do doente Psiquiátrico;

– Atitudes específicas em Odontologia em doentes sem patologia orgânica;

– Ansiedade, pânico e síndroma de hiperventilação;

– Atendimento odontológica a Crianças; Em doentes com idades avançadas; Fóbicos e na gravidez com sedação consciente;

– Outras Entidades Clínicas e Odontoestomatologicas em: -Doenças Malignas; Quimioterapia; Assistência Odontológica a doentes oncológicos; Emergências Médicas em Medicina Dentária;

– Quadros Clínicos: Perturbações da consciência; Síncopes; Hipotensão arterial; hipóxia; anafilaxia; perca de fluidos (GI); depressão respiratória; intoxicação por anestésicos locais; pirexia; paragem cardiorrespiratória (Suporte Básico de vida e ressuscitação); analgesia e anestesia;

– Seguimento pré, perioperatório, pós-operatórias e em complicações pós-operatórias.

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

17 − 12 =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

[contact-form-7 id="313"]