Hipertensão – a doença silenciosa que precisamos escutar
Dispomos de consulta de Cardiologia e de Medicina Interna na Clínica Vida de Luanda e Viana. Garanta o seu acompanhamento médico connosco, realize as suas consultas e exames cariológicos de forma segura.
O que é a Pressão Arterial (PA)?
A pressão arterial (PA) é a força que o sangue faz sobre a parede das artérias durante a sua circulação, resultando em duas medidas: a sistólica/”máxima” e a diastólica/”mínima”. A PA sistólica surge em primeiro lugar, sendo ela que mede a força com que o coração se contrai e envia o sangue para todo o corpo. A PA diastólica é o segundo valor, e diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento, para se voltar a encher de sangue.
O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?
A hipertensão arterial (HTA) ocorre quando a pressão sanguínea exercida na parede das artérias é excessiva e de forma crónica.
Quais são os valores da PA considerados normais?
Uma vez que a HTA é uma doença silenciosa, podendo nunca manifestar sintomas, o seu diagnóstico baseia-se na medição dos valores de PA em mais do que uma avaliação. Neste sentido, percebe-se que um valor de PA elevado isoladamente, não significa que a pessoa seja hipertensa. Assim sendo, para haver um diagnóstico de hipertensão, os valores estarão acima dos considerados normais, isto é, a PA sistólica ≥ 140 mmHg e/ou a PA diastólica ≥ 90 mmHg.
Quais os factores de risco associados à Hipertensão?
Encontram-se identificados vários factores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento de HTA, tais como a obesidade, o consumo excessivo de álcool, de sal ou açúcar, o tabagismo, o sedentarismo, os níveis de “mau” colesterol elevado (LDL) e o stress. Estes factores podem, geralmente, ser corrigidos, ao contrário de outros como a idade ou a predisposição genética que não podem ser controlados.
Posso fazer auto-medição da Pressão Arterial?
Sim, a auto-medição da PA, conhecida como AMPA, fornece um maior número de medições fora do contexto da consulta e possibilita medições frequentes ao longo do dia e durante vários dias, semanas ou meses. Além disso, as pessoas hipertensas podem analisar os efeitos do tratamento em diferentes momentos do dia e por períodos mais longos.
A par da realização do AMPA, é necessário ter vários aspectos em consideração, nomeadamente:
– Avaliar a PA num ambiente calmo, após 5 minutos de descanso.
– Evitar medir após as refeições ou esforços físicos.
– Estar sentada/o com as costas e os braços apoiados e evitar cruzar as pernas.
– Fazer a medição no braço em que os valores de PA são mais elevados (para se chegar a esta conclusão, na primeira vez deve-se fazer a medição nos dois braços).
– Escolher três a quatro dias durante a mesma semana, para se proceder à avaliação da PA. Esta avaliação deve ser feita em dois períodos do dia, designadamente de manhã e à tarde.
– Registar as medições efetuadas, bem como o dia e a hora.
Que medidas de prevenção podem ser tomadas para evitar a Hipertensão?
Se aplicadas precocemente, as medidas não farmacológicas evidenciam um enorme potencial de prevenção do desenvolvimento de HTA, reduzindo, consequentemente, a carga total da doença hipertensiva e as suas complicações. Dessas medidas destacam-se as seguintes:
– Reduzir a ingestão de sal na alimentação.
– Fazer uma dieta equilibrada.
– Aumento do consumo de frutas, legumes e alimentos ricos em fibra e potássio.
– Diminuir a ingestão de gorduras presentes em certos alimentos (carnes vermelhas, queijos curados, produtos de charcutaria e alimentos pré-cozinhados).
– Moderar o consumo de álcool.
– Praticar exercício físico regularmente.
– Reduzir e/ou controlar o peso.