Dislexia

Janeiro 30, 2024 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

Consulta de Psicologia disponível na Clínica Vida de Luanda, faça uma marcação para diagnóstico e acompanhamento do seu filho.

Marcar Consulta

 

O que é?

A Dislexia é um transtorno de origem neurobiológica que causa dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. A criança com dislexia apresenta leitura lenta, dificuldades no reconhecimento das letras, troca de letras dentro da palavra, entre outras dificuldades que causam mau rendimento escolar apesar de possuir um grau de inteligência normal.

Estima-se que afecte aproximadamente 10% da população mundial (Hulme et. al, 2009).

O diagnóstico atempado e a implementação de medidas educativas específicas é de extrema importância, pois crianças com dislexia apresentam maior risco de reprovação, abandono escolar, desenvolvimento de baixa auto-estima e transtornos de ansiedade.

 

Sinais de Alerta

  • Atraso na aquisição da fala
  • Leitura lenta
  • Escrita com muitos erros
  • Troca ou omissão de letras na produção escrita
  • Recusa em fazer os trabalhos de casa
  • Baixo rendimento escolar

 

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser realizado pelo Psicólogo Clínico através da recolha de informação clínica e da realização de exames neuropsicológicos.

 

Quando deve ser feito o Diagnóstico

Apesar de algumas crianças apresentarem sinais de alerta durante o pré-escolar, é importante que o diagnóstico seja confirmado apenas aos 7 anos de idade, pois nem todas as crianças com dificuldades na escrita e na leitura no 1º ano de escolaridade terão efectivamente Dislexia.

 

As crianças com dislexia são menos inteligentes?

Não, a Dislexia não afecta a inteligência da criança, afecta apenas a capacidade de leitura, escrita e de compreensão de material escrito, sendo a criança capaz de ter um bom desempenho em outras disciplinas.

 

Porque é que as crianças com dislexia têm dificuldades na leitura mas não em outras áreas?

A leitura é realizada maioritariamente pelo hemisfério esquerdo do nosso cérebro. Este processo é conhecido como lateralização e permite uma atenção especial a esta tarefa e uma leitura automática.

Infelizmente, as crianças com dislexia não possuem esta capacidade concernente à leitura. Ou seja, a leitura é processada no cérebro do mesmo modo que outras tarefas, o que confere uma desvantagem comparativamente a outras crianças.

 

Tem cura?

Não. A Dislexia é um transtorno crónico, ou seja, mantém-se ao longo da vida. No entanto, o acompanhamento adequado pode diminuir os sintomas e o impacto na vida pessoal e escolar do paciente, permitindo à criança com Dislexia ter um progresso escolar semelhante ao de crianças sem dislexia.

 

Tratamento Multidisciplinar

O acompanhamento em Psicologia Clínica e em Terapia da Fala permite a estimulação da consciência fonológica e de outras competências necessárias para a aquisição dos processos de leitura e escrita.

 

Dra. Daniela Sousa, Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade de Exeter, em Inglaterra. Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Trabalhador e dá consultas externas de Psicologia Clínica com enfoque na Terapia Cognitiva e Comportamental para Adultos e Crianças. Fluente em Português, Inglês e Espanhol, a profissional garante a confidencialidade, o respeito pela autonomia do paciente e tratamentos psicológicos baseados nos últimos avanços científicos.

 Áreas de Intervenção:

  • Transtornos de Ansiedade
  • Transtornos Alimentares
  • Depressão
  • Luto Patológico ou Prolongado
  • Perturbações do sono
  • Toxicodependência
  • Stress Pós-Traumático

Realização de Diagnósticos e Elaboração de Relatórios em Crianças com:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Perturbação do Déficit de Atenção com Hiperactividade (PDAH)
  • Dislexia

 

Referências
Hulme, C., Stothard, S. E., Clarke, P., Bowyer-Crane, C., Harrington, A., Truelove, E., & Snowling, M. J. (2009). YARC York assessment of reading for comprehension. Early reading.

 

 

 

 

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

×

Make an appointment and we’ll contact you.

[contact-form-7 id="313"]