Icterícia Neonatal

Agosto 24, 2023 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

Os nossos serviços de Neonatologia estão disponíveis na Clínica Vida de Luanda, onde poderá fazer a marcação para diagnóstico e tratamento do estado de saúde do seu bebé. Tenha o melhor atendimento na nossa unidade clínica.

Marcar Consulta

 

O QUE É?

É a coloração amarelada da pele e da superfície branca dos olhos (escleróticas).

Este sinal clínico é muito frequente em Recém-Nascidos, por imaturidade fisiológica do sistema responsável pelo metabolismo da BILIRRUBINA (pigmento que confere a cor amarelada da pele e das escleróticas).

A Bilirrubina tem origem na destruição das células vermelhas do sangue (glóbulos vermelhos). Estes glóbulos são renovados periódicamente, e quando terminam o seu tempo de vida são substituídos por outros. O fígado é o órgão responsável por este processo de renovação. No recém-nascido este órgão não tem maturidade suficiente para realizar esta função e, como consequência pode surgir então a icterícia. A gravidade da icterícia é avaliada pela quantificação da BILIRRUBINA no sangue do recém-nascido. Quanto maior for o valor da bilirrubina mais intensa é a icterícia ou hiperbilirrubinemia (excesso de bilirrubina no sangue).

 

PORQUÊ QUE A ICTERÍCIA É PREOCUPANTE NO RECÉM-NASCIDO

Quando os níveis de bilirrubina estão muito elevados no sangue do recém-nascido, esta substância pode impregnar-se no cérebro causando complicações graves no sistema Nervoso Central do bebé, tendo como principal consequência a PARALISIA CEREBRAL com Atraso Mental severo.

Por isso, é importante que todo o bebé com icterícia seja avaliado por um profissional de saúde, de preferência Pediatra e/ou Neonatologista

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS

Coloração amarelada da pele e principalmente da parte branca dos olhos do recém-nascido. É importante que o bebé seja observado num compartimento bem iluminado, para que estas alterações possam ser bem visualizadas.

Também devemos ter atenção à cor das fezes e da urina do bebé, para que se possam identificar situações clínicas associadas a outras causas mais raras de icterícia, como por exemplo:  as hepatites ou as malformações congénitas do fígado. Nessas situações as fezes podem ser claras (esbranquiçadas) e a urina pode ter uma cor mais escura (cor de chá).

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE ICTERÍCIA?

A icterícia é na maioria dos casos FISIOLÓGICA, por imaturidade hepática do recém-nascido. Os bebés prematuros têm maior incidência deste tipo de icterícia por serem mais imaturos. Este tipo de icterícia, apesar de não ser considerada doença, pode implicar necessidade de tratamento. A icterícia FISIOLÓGICA habitualmente regride até aos 15 dias de vida.

A incompatibilidade entre os grupos sanguíneos da mãe e do bebé, é uma das principais causas da icterícia patológica do recém-nascido. Isto acontece, quando o grupo sanguíneo da mãe tem o factor Rh negativo e o do bebé é Rh positivo. Ou quando a mãe é do grupo sanguíneo O e o bebé é do Grupo A ou B. Nestas situações, a mãe produz anticorpos que atravessam a placenta e vão destruir os glóbulos vermelhos do bebé, resultando num aumento da produção de Bilirrubina e o surgimento de icterícia.

O atraso no estabelecimento do aleitamento ao recém-nascido, também tem uma papel importante no desenvolvimento da icterícia Neonatal.

Se o bebé ficar muitas horas sem ser alimentado, ou não fizer um número de mamadas suficientes para suprir as suas necessidades calóricas, pode desenvolver icterícia. Porque nessas situações há um desequilíbrio no metabolismo da bilirrubina.

 

OUTRAS CAUSAS RARAS DE ICTERÍCIA

As  alterações enzimáticas e estruturais dos glóbulos vermelhos, as infecções e as malformações congénitas do fígado, podem contribuir para o surgimento da icterícia no bebé.

 

COMO É QUE SE FAZ O DIAGNÓSTICO DA ICTERÍCIA NEONATAL?

O Diagnóstico clínico faz-se olhando para o bebé, de preferência em compartimentos bem iluminados, para se ter melhor percepção da coloração amarelada da pele e dos olhos.

O diagnóstico laboratorial faz-se pelo doseamento da bilirrubina no sangue do recém-nascido, para se saber o valor da bilirrubina.

Também existem aparelhos que medem com facilidade os valores da bilirrubina por via transcutânea. Este método é usado nos casos mais ligeiros de icterícia e, ajudam o médico a avaliar a gravidade da icterícia e, a necessidade de se fazer o doseamento da bilirrubina no sangue do bebé.

COMO SE FAZ O TRATAMENTO DA ICTERÍCIA NEONATAL?

Quando os valores da bilirrubina no sangue estão muito elevados o tratamento apropriado é a FOTOTERAPIA. Este tratamento consiste em expor toda a superfície do bebé a uma luz fluorescente especial, cujas características fazem baixar a bilirrubina no sangue, melhorando a icterícia. Durante o tratamento devem-se proteger os olhos e também deve-se oferecer mais líquidos ao bebé.

Só é possível tratar os casos de icterícia neonatal com valores de Bilirrubina muito elevados, através da FOTOTERAPIA.

As crenças populares de tratar a icterícia colocando o bebé ao sol, não tem qualquer fundamento científico.

Dra. Ondina Cardoso

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, com especialização em Pediatria pelo colégio de Pós-graduação da Ordem dos Médicos de Angola. A Dra. Ondina é Directora Clínica do Serviço de Pediatria da Cligest e Docente universitária na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.

 Áreas de Actuação:

  • Neonatologia

– Seguimento do recém-nascido nas várias patologias Neonatais tais como:

Baixo peso à nascença

Infecções

Malformação Congénita e outras patologias neonatais.

  • Pediatria

– Seguimento das crianças após o período Neonatal – Atendimento de diversas patologias

– Seguimento da criança e do adolescente (dos 0 aos 18 anos) – Puericultura.

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

19 + 3 =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

[contact-form-7 id="313"]