Teste do Pezinho

Agosto 17, 2023 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

Temos disponíveis Consultas de Neonatologia e Exames Laboratoriais para despistes de patologias. O Teste do Pezinho está disponível, na Clínica Vida de Luanda, localizada junto ao largo da Sagrada Família. Igualmente na Clínica Vida de Viana, em Luanda-Sul, junto ao Mercado do Luanda-Sul.

  • Clínica Vida de Luanda, todos os dias das 8h00 às 17h00.
  • Clínica Vida de Viana, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h; sábados das 08h00 às 15h00.

 

 

Teste do Pezinho

O que é?

Conhecido como Teste do Pezinho, a sua designação correcta é teste de Guthrie, em homenagem ao pediatra Robert Guthrie que nos anos 60, desenvolveu o primeiro método para determinação da fenilalanina em amostras de sangue seco.

É um exame laboratorial que permite detectar algumas doenças do recém-nascido (RN) (quase sempre genéticas), antes do bebé ter sintomas.  São doenças raras, mas muito graves, que podem ser causa de atraso mental grave, alterações neurológicas  ou hepáticas, podendo levar inclusive a situações de coma irreversível. O diagnóstico o mais precocemente possível destas doenças permite uma actuação terapêutica imediata, o que poderá evitar muitas destas sequelas.

A designação de “Teste do Pezinho” deve-se ao facto da colheita de sangue para esta análise  ser realizada após picada no calcanhar do bebé com uma agulha especial.

 

Quando fazer o Teste do Pezinho?

O diagnóstico precoce deve ser efectuado entre o 3º e o 6º dia de vida do recém-nascido.

Não é conveniente fazer antes deste período pois há doenças que só se manifestam após o início da alimentação, materna ou outra , pelo que o bebé já deverá estar a comer há pelo menos dois dias, para que se evitem falsos negativos.

O teste pode ser realizado após o 6º dia, no entanto o objectivo é que o diagnóstico e o tratamento sejam disponibilizados o mais cedo possível, devendo-se, assim realizar o teste no intervalo de dias recomendado.

Quais as doenças detectadas?  

Actualmente é possível rastrear cerca de 28 doenças raras no Rastreio Neonatal padrão, nomeadamente:

  1. Hipotiroidismo Congénito;
  2. Doenças hereditárias do metabolismo (Aminoacidopatias, Acidúrias Orgânicas, Doenças Hereditárias da ß-oxidação Mitocondrial dos Ácidos Gordos)
  3. Fibrose Quística
  4. Drepanocitose

(Poderá incluir a pesquisa de diversas outras doenças, mediante avaliação médica e disponibilidade laboratorial)

A título de exemplo…

  • Hipotiroidismo Congénito: doença endócrina causada pelo défice de uma enzima da tiroide, que pode causar atraso mental, se o tratamento não for iniciado no primeiro mês de vida.
  • Fenilcetonúria: doença causada pela falta de uma substância (enzima) que transforma a fenilalanina (aminoácido) em tirosina. Provoca a acumulação de fenilalanina, que poderá afectar o cérebro e provocar deficiência mental.
  • Fibrose Quística: Alteração genética responsável pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
  • Drepanocitose ou doença das células falciformes: quando o pai e a mãe são portadores da hemoglobina S, 25% dos filhos podem nascer com a doença falciforme. Situação que causa muitas complicações na criança, nomeadamente a necessidade fazer várias transfusões de sangue ao longo da vida.

Como se realiza o Teste do Pez

Como se realiza o Teste do Pezinho?

Pode não ser um  momento fácil, pois muitas vezes o bebé chora intensamente, gerando angústia aos pais. Contudo, a sensibilidade do recém-nascido é diminuída, existindo simplesmente algum desconforto.

A realização do teste é muito rápida demorando apenas alguns minutos.

  1. É realizada uma punção com a ajuda de uma lanceta na face lateral do calcanhar do bebé. 

2. É realizada expressão do pé do bebé de forma a obter uma gota de sangue espessa.

3. O sangue é colocado num boletim apropriado, com papel de filtro, onde devem ser preenchidos quatro campos.

4. Após o teste, o recém-nascido não necessita de qualquer cuidado especial e pode tomar banho e ser alimentado normalmente.

Resultados

O resultado do teste demora cerca de 30 dias a estar disponível.

A Clínica contacta os seus pacientes assim que recebe o relatório do Rastreio e realiza o encaminhamento para a consulta de Neonatologia, nos casos de  resultados com anomalias.

Tratamento

Estas doenças não têm cura, mas podem ser tratadas com sucesso, através de medicação ou dieta.

Se o diagnóstico for feito precocemente e o tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida, o prognóstico é bom, embora varie de doença para doença, uma vez que os vários tratamentos apresentam diferentes graus de dificuldade e eficácia.

O hipotiroidismo congénito, por exemplo, é tratado com pequenas doses de hormona da tiróide. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial, inclusivamente o leite.

Em qualquer caso, uma vez diagnosticada, a criança deve ser seguida por um médico especialista.

Dra. Ondina Cardoso

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, com especialização em Pediatria pelo Colégio de Pós-graduação da Ordem dos Médicos de Angola. A Dra. Ondina é Directora Clínica do Serviço de Pediatria da Cligest e Docente Universitária na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.

 Áreas de Actuação:

  • Neonatologia

– Seguimento do recém-nascido nas várias patologias Neonatais tais como:

Baixo peso à nascença

Infecções

Malformação Congénita e outras patologias neonatais.

  • Pediatria

– Seguimento das crianças após o período Neonatal – Atendimento de diversas patologias

– Seguimento da criança e do adolescente (dos 0 aos 18 anos) – Puericultura.

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

6 + 18 =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

[contact-form-7 id="313"]