Dia Mundial da Diabetes
Marque a sua Consulta de Endocrinologia e Medicina Interna na Clínica Vida de Luanda, localizada próximo ao largo da Sagrada Família, ou na nossa rede de Clínicas, consultando as localizações no nosso website www.cligest.com
O que é a diabetes?
A Diabetes é uma doença de causa multifactorial, em que o organismo tem dificuldade em controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue, resultante da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente a sua ação, levando a altos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Causas:
É uma doença causada pela produção insuficiente, ou má absorção de insulina, hormona que regula a glicose no sangue e fornece energia para o organismo.
Sintomas:
Os sintomas comuns incluem sede excessiva, aumento da vontade de urinar, fome exagerada, dificuldade em ver com clareza fadiga e cansaço, perda de peso, falta de energia para actividades quotidianas.
Principais tipos de Diabetes:
Existem três tipos principais de diabetes:
Diabetes tipo 1: Geralmente diagnosticada em crianças e adultos jovens, ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidades insuficientes.
Diabetes tipo 2: Mais comum em adultos, ocorre quando o corpo não utiliza a insulina de forma eficaz ou o pâncreas não produz insulina suficiente.
Diabetes Gestacional: Ocorre durante a gravidez quando o organismo não consegue produzir insulina suficiente para atender às necessidades adicionais.
Outros tipos: Incluem diabetes relacionadas a condições clínicas específicas como por exemplo: pancreatite, secundaria a determinados medicamentos ou outras doenças.
Prevenção:
Para prevenir o aparecimento da diabetes, é recomendado:
- Controlar o peso regularmente.
- Manter uma alimentação saudável, evitando açúcares de absorção rápida encontrados em refrigerantes, bolachas e chocolates.
- Praticar atividade física regularmente.
Essas medidas podem ajudar a manter níveis saudáveis de glicose no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes. Se houver suspeita de diabetes, é importante procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequado.
Autora – Dra. Melanie Neto González