Tratamento Médico

Coito programado

O coito programado consiste na determinação do melhor período do ciclo menstrual para o casal ter relações sexuais, de modo a conseguir uma gestação. Pode ser realizado em ciclo natural ou com medicação indutora da ovulação. A principal indicação para coito programado são mulheres com anovulação (sem falência ovárica), que devem reunir as seguintes condições:

  • Confirmação de que os ciclos são anovulatórios;
  • Espermograma dentro dos parâmetros da normalidade;
  • Confirmação da existência de permeabilidade tubárica;
  • Ecografia ginecológica com sonda vaginal, sem alterações que contra indiquem a terapêutica.

Tratamento Laboratorial

Baixa complexidade

Inseminação Artificial

A Inseminação Artificial (IA) consiste na introdução de espermatozóides, de forma artificial, na cavidade uterina. É uma das técnicas mais usadas em tratamentos de fertilidade, sendo indicada para casais em que a senhora revele alterações cervicais e\ou o espermograma revele alterações seminais leves. Consiste em:

  • A indução da ovulação;
  • Monitorização da ovulação com recurso a ecografia e análises hormonais;
  • Tratamento do sémen (no dia da IA) para obtenção de uma concentração elevada de espermatozoides móveis;
  • Inseminação e controlo da fase lútea.

 

 

 

Tratamentos Cirúrgicos

Pode ser necessário, tanto para o homem como para a mulher, recorrerem a tratamentos cirúrgicos. As circunstâncias mais recorrentes para o sector feminino são: miomas internos ou externos na cavidade uterina, aderências pélvicas, quistos no ovário, endometriose, malformações do útero e trompas, entre outros. Para o sector masculino são: biopsia testicular, vasectomia, varicocele, criptorquidia, entre outros.

Hoje em dia, este tipo de intervenção realiza-se em sistema ambulatório, com recurso a anestesia local ou sedação para maior comodidade e facilidade de recuperação do paciente.

 

×

Make an appointment and we’ll contact you.

Nome (obrigatório)

Sobrenome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem