Circuncisão
Como em várias doenças, a prevenção é a melhor aliada, procure o Médico Cirurgião e previna-se do risco de doenças urológicas!
Realize a sua Consulta de Cirurgia nas nossas unidades de Luanda e Viana.
O que é a circuncisão?
A postectomia – comumente conhecida como circuncisão – é a intervenção cirúrgica que tem como finalidade a remoção cirúrgica do prepúcio para deixar a glande (extremidade do pénis) descoberta.
O procedimento da circuncisão pode realizar-se por razões médicas, por motivos religiosos ou simplesmente por uma questão de estética.
O procedimento pode ser realizado em qualquer idade e estima-se que 33% dos homens em todo o Mundo optem for fazê-lo.
Circuncisão por motivos religiosos
A circuncisão é um dos procedimentos mais antigos da história, realizando-se desde há milhares de anos, em diferentes culturas. Por exemplo, na cultura judaica e muçulmana por questões religiosas, realiza-se a circuncisão a todos os recém-nascidos, bem como em rituais de tribos africanas.
Circuncisão por razões estéticas e higiénicas
Historicamente realizado por motivos religiosos, a circuncisão tem se tornado cada vez mais comum por motivos de higiene e por ser um procedimento que reduz a incidência de doenças urológicas. Hoje em dia, muitos homens adultos decidem submeter-se à postectomia por razões estéticas e de higiene.
Através da intervenção cirúrgica, verifica-se a descompressão da glande ao extirpar o prepúcio e o frênulo, assim como ao secar-se a glande, tem-se a impressão de que o pénis aumenta de tamanho. Do mesmo modo, após a postectomia perde-se sensibilidade da glande sendo assim possível aumentar a duração do acto sexual.
Também logra-se a diminuição das secreções favorecendo a limpeza, reduzindo as possibilidades de infecções e minimizando os odores causados por esta.
Circuncisão por razões médicas
O prepúcio está totalmente ligado à glande em quase todos os recém-nascidos, não sendo possível a sua retração – fimose fisiológica. Esta é uma condição natural que, por norma, desaparece espontaneamente com o crescimento e, em cerca de 90% dos casos, o prepúcio fica completamente retrátil aos 3 anos.
Poderá porém acontecer que durante a puberdade e vida adulta, se mantenha a condição da fimose – impossibilidade da retracção do prepúcio que cobre a glande, tanto em repouso como na erecção – sendo esta a principal indicação médica para a realização da circuncisão.
Como saber se preciso de uma Circuncisão?
O primeiro passo é sempre procurar um médico Especialista para obter as respostas das suas dúvidas.
A aderência da pele prepucial à glande, nos recém nascidos, é normal e vai se desfazendo naturalmente com o crescimento, denominada como fimose fisiológica. Assim sendo, a circuncisão em crianças deve ser feita quando ocorrerem situações médicas, tais como:
- Disúria: dor, desconforto ou ardor ao urinar associado a fimose
- Balanopostite: inflamação conjunta da glande e do prepúcio
- Parafimose
Nos adultos a busca pela circuncisão varia por indicação médica: Fimose, Balanite recorrente, Parafimose, Postite, Correção de dificuldades de micção. A indicação mais frequente para busca da circuncisão nos adultos é a fimose, desde a estreiteza do prepúcio completo que impede a retração do prepúcio (fimose completa ou puntiforme), a formação de um anel fibroso que impede a retração completa (fimose anelar) ou a compressão de parte do prepúcio que permite só uma retração parcial (fimose anelar parcial).
Nestes casos, a cirurgia de postectomia realiza-se com o intuito de aliviar esses problemas, evitando assim possíveis complicações derivadas da fimose, tais como as infeções pela falta de higiene da zona, o desconforto durante a consumação do ato sexual e até mesmo problemas ao urinar, causados pela pressão exercida pelo prepúcio. É comum pensar que a fimose é um problema médico característico da infância, dado que a maioria das intervenções por esse motivo ocorrem no início da adolescência. No entanto, também é possível realizar a cirurgia de fimose em adultos.
Benefícios da realização da circuncisão
Os principais benefícios da circuncisão são:
- Diminui o risco de infecções no pênis;
- Diminui o risco de infecções urinárias;
- Facilita a higiene do pénis;
- Diminui o risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)
- Previne o surgimento de fimose;
- Diminui o risco de cancro do pénis.
Os homens sujeitos a circuncisão podem possibilitar alguns benefícios à saúde das mulheres, suas parceiras sexuais. Segundo alguns autores a circuncisão diminui o risco de infeção pelo HPV nas parceiras sexuais e, consequentemente, reduz a probabilidade de surgimento de cancro do colo do útero.
Como é o procedimento cirúrgico da circuncisão?
A cirurgia de postectomia é relativamente simples, o processo é o mesmo tanto para crianças ou adultos e normalmente realiza-se de forma ambulatória sob sedação e/ou anestesia local.
A cirurgia tem um período de duração de 10-20 minutos. Após a cirurgia, o paciente vai para a sala de recobro até ser decidida a alta pelo pessoal médico. O seguimento é feito em consulta até à alta definitiva após retirada dos pontos. Após a cirurgia serão indicados antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.
Recuperação e Tratamento
A recuperação normalmente varia entre 7 a 10 dias. Inicialmente o pénis pode apresentar-se dorido e até libertar pequenas quantidades de fluídos vermelhos ou amarelados (que se devem à queimadura pelo uso do electro-bisturi para coagular o vaso sangrante nessa zona) que não deve ser motivo de alarme. Após a ida para casa, o paciente (e familiares nos casos das crianças) deve cuidar da higiene da glande para favorecer a cicatrização e evitar infecções.
No caso das crianças, é recomendado que se mude o penso em cada troca de fralda e que esta não esteja muito apertada. É crucial que o curativo feito deve permanecer seco nas primeiras 24 horas.
No caso dos adultos, deve-se evitar as ereções e relações sexuais nos primeiros dias. Nos primeiros 10-15 dias os cuidados da higiene são fundamentais: recomenda-se o uso de roupa mais larga, para evitar irritação no pénis, e abstenção de relações sexuais durante o período aconselhado pelo cirurgião.
No geral, os pontos podem ser retirados após os primeiros 7 dias da cirurgia, para facilitar a cicatrização e melhorar o resultado estético final.
Nunca devem ser utilizadas para o tratamento das feridas medicamentos ou soluções não autorizadas pelo médico cirurgião. O uso de óleo de palma e outras substâncias pode provocar infecção da ferida e outras lesões que afectam o resultado estético final.
Referências Bibliográficas
- Porto Editora – prepúcio no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-03-13 16:05:27]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ prepúcio.
- Merck Manual, Consumer Version. First Few Days After Birth (https://www.merckmanuals.com/home/children-s-health-issues/care-of-newborns-and-infants/first-few-days-after-birth).
- Circuncisão: O que é e a quem se destina? Acedido em: https://www.cuf.pt/saude-a-z/circuncisao
- Cirumcision. (2024). Acedido em: ClevelandClinic.https://my.clevelandclinic.org/health/procedures/circumcision
Perfil Médico
Dr. Sérgio Delgado
Especialista em Cirurgia Geral pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Havana – Cuba 1995, Doutor em Medicina pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Havana – Cuba 1987.