Informação COVID-19 – CLIGEST

julho 03, 2020 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

O progressivo aumento observado de casos suspeitos e confirmados de COVID-19, tem gerado durante as últimas semanas a bem fundamentada preocupação crescente da Sociedade, População e Governo sobre este assunto. Associado a este movimento têm vindo a publico ao longo dos últimos meses notícias sensacionalista, “fake news” e teorias da conspiração em vários meios de comunicação sobre a COVID-19, nomeadamente em redes sociais e plataformas digitais, onde o principal objectivo não é o de informar, mas de ganhar dinheiro através de publicidade que é promovida nesses espaços, aproveitando-se da inclinação e propensão que existe em muitos para o mujimbo fácil e polémico. É importante uma responsável veiculação de informação sobre a COVID-19 por parte de todos os meios de comunicação, baseada em factos científicos e dados objectivos e verdadeiros.
 
Nas semanas recentes temos assistido a um crescente número de casos de COVID-19 em Angola e em particular na cidade de Luanda. Naturalmente a Clínica Vida de Luanda, instituição de saúde que funciona ininterruptamente 24 horas por dia durante todo o período de Estado de Emergência e Calamidade, está como muitas outras instituições angolanas de saúde a braços com o desafio de diariamente lidar com vários casos suspeitos e confirmados relacionados com a COVID-19.
 
A COVID-19 é um vírus que veio para ficar. À semelhança da gripe que já acompanha a humanidade há alguns milhares de anos e tem regulares mutações, a COVID-19 fará parte permanente do futuro da humanidade, onde todos nos incluímos. Este vírus é sobretudo perigoso para pessoas que tenham mais do que um factor risco, e mais de 50 anos. A título de exemplo, cerca de 94% das pessoas que morreram tinham mais de 50 anos, sendo a hipertensão, diabetes e doenças cardíacas um dos factores mais comuns de comorbilidade. Deverão ter especial atenção na sua autoproteção estes grupos, mas ainda os drepanocíticos, imunodeprimidos, portadores de doenças pulmonares crónicas, e pessoas com debilidades imunitárias.
 
Significa isto dizer, que até à criação e distribuição da vacina em doses industriais, prevista e apontada para início do próximo ano, a única maneira de evitar o contágio é através de uma prevenção eficaz na transmissão.
 
Os actuais procedimentos de triagem implementados na Clínica Vida de Luanda, bem como as restantes unidades da CLIGEST desde o dia 4 de Abril, estão de acordo com os parâmetros recomendados pela OMS e foram inspeccionados e aprovados com louvor pelo MINSA. É importante recapitular que:
 
1. A Clínica Vida de Luanda é uma unidade de hospital de dia focada no ciclo materno-infantil, sendo que não é orientada para o tratamento da COVID-19.
 
2. Todos casos suspeitos detectados são tratados de acordo com as instruções do MINSA e em coordenação com o ENEMA e INIS para garantir a correcta evacuação destes para locais apropriados de testagem e obtenção de contraprova, assim como cuidados dedicados se necessário;
 
3. De acordo com o protocolo do MINSA – Tem sido política rigorosa da Cligest que todos os funcionários da Cligest que possam ter tido contacto com um caso suspeito serem imediatamente isolados e realizarem os testes PCR recomendados pelo MINSA.
 
4. A Cligest tem em funcionamento permanente de 24 horas um piquete de desinfecção e higienização devidamente equipado com fatos EPI que actua várias vezes ao dia e todos os dias da semana nos diversos circuitos realizados pelos utentes e profissionais de saúde dentro da Clínica Vida de Luanda, com uma especial atenção aos quartos de internamento que minuciosamente desinfectados e limpos entre cada estadia de um utente. Dispõe de circuitos de limpeza permanentes para balcões, maçanetas, cadeiras, corrimões e outras superfícies de manipulação frequente.
 
5. Estão instaurados regras e procedimentos para todos os funcionários, fornecedores, colaboradores, acompanhantes e visitantes quanto ao uso obrigatório de máscara assim como de higienização na entrada e frequência do edifício da Clínica Vida de Luanda e nas demais unidades da Cligest.
 
Recomendamos os seguintes sites para mais informação:
 
• https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
• https://coronavirus.jhu.edu/map.html
• https://www.minsa.gov.ao
• https://covid19.min-saude.pt
 
A nossa protecção colectiva, depende inteiramente de cada um de nós, e da coesão com que forem levadas a sério todas as medidas preventivas veiculadas incansavelmente por todos os agentes de bem da nossa Sociedade.
 
 
Luanda, 3 de Julho de 2020,
 
Gabinete de Comunicação.

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

four × one =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

Nome (obrigatório)

Sobrenome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem