Alimentação 1º ano de Vida

maio 13, 2020 - by Gabinete de Comunicação e Imagem - in Dicas & Notícias

No Comments

A alimentação do bebé é um dos factores mais importantes para o seu normal desenvolvimento. A alimentação complementar consiste na transição entre o aleitamento (materno ou adaptado) e a alimentação familiar. Esta deve ser gradual e adaptada a cada criança. A consistência dos alimentos deve começar por ser uma papa homogénea e evoluir para mais granulosa, até que fique com pequenos fragmentos. É importante encorajar a criança a provar os novos alimentos.

O leite materno é o melhor alimento a dar às crianças nos primeiros meses de vida.
A diversificação alimentar, deve ter início entre os 4 e os 6 meses. Esta não deve ser iniciada após os 8 meses, pois nesta idade o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais. Um bebé amamentado exclusivamente com leite materno e com bom desenvolvimento, deverá continuar a sua alimentação com leite materno em exclusividade até aos 6 meses.

E a partir dos 6 meses?

A partir deste momento são necessários novos alimentos que, juntamente com o leite, irão fornecer ao bebé nutrientes em quantidade e qualidade suficientes para assegurar um crescimento equilibrado. A alimentação complementar desenvolve no lactente a capacidade de mastigação e de deglutição, bem como o gosto por novos sabores, cheiros e texturas. A alimentação complementar permite a socialização da criança na família, contribuindo para o desenvolvimento da afectividade e do comportamento.

O início da introdução de alimentos complementares não é rígido, não devendo ser antes dos 4 meses e preferencialmente por volta dos 6 meses de idade.

Confie no apetite do seu bebé e valorize os sinais de saciedade. Se o bebé rejeitar o alimento na primeira vez que experimenta, não significa que não gosta. Os alimentos devem ser introduzidos de forma progressiva e sem pressas, de modo a que se adapte gradualmente às novas texturas e sabores.

Com o início da alimentação complementar a água deve ser oferecida ao longo do dia em pequenas quantidades. A recomendação é começar aos poucos, com uma papinha de fruta. No oitavo mês, a criança já está sendo alimentada com duas porções de frutas, uma papa salgada no almoço e outra no jantar, além do leite materno.

Não há regras sobre os tipos de alimentos que devem ser apresentados primeiro, mas, normalmente, as crianças preferem os sabores mais adocicados, como os da banana, pêra, mandioca e abóbora. Doce, amargo, azedo e salgado, precisam ter contacto com todos os sabores para conhecer as diferenças e aperfeiçoar o paladar.

Após os 12 meses

A partir dos 12 meses de idade não há “restrições alimentares” (excepto se indicadas pelo médico). A criança passará para a alimentação normal acompanhando o resto da família. É um momento óptimo para toda a família ter uma alimentação saudável. O açúcar e o sal não devem ser adicionados aos alimentos da criança. Esta é uma boa oportunidade de reduzir a quantidade de açúcar e sal na alimentação de toda a casa.

Os alimentos mais alérgicos que ficaram para o final podem agora começar a ser introduzidos: citrino, pêssego, morango, kiwi, manga, carne de porco, espinafres e nabo. Isto, sem esquecer a Regra dos 3 dias (entre cada novo alimento adicionado, devemos esperar 3 dias antes de introduzir um outro, para testar intolerâncias).

Orientações complementares

  • Continuar a amamentar;
  • Beber água entre as refeições;
  • Não adicionar sal, açúcar ou mel na comida;
  • A diversificação alimentar é fundamental no normal desenvolvimento do seu bebé;
  • Evitar comprar preparados de fruta industrializados: contêm açúcares, sal, concentrado de sumo, farinhas (entre outros) com sabor mais apurado, podendo levar o bebé a recusar a fruta natural;
  • Permitir testar intolerâncias ou alergias, respeitando o intervalo da introdução dos novos alimentos.

Para mais informações e um Plano Alimentar Individualizado, deve  agendar uma consulta com a especialista de Nutrição.

 

Fontes

 

 

 

Share this article

Gabinete de Comunicação e Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

three × 2 =

×

Make an appointment and we’ll contact you.

Nome (obrigatório)

Sobrenome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem